Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico-Ortognático
A Cirurgia Ortognática é o procedimento cirúrgico, realizado por um Cirurgião Maxilo-facial, que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes que apresentam alguma deformidade craniofacial. O tratamento com a cirurgia ortognática engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico para restaurar a função e harmonia facial. Apesar do tratamento Ortodôntico-Cirúrgico-Ortognático (TOCO) melhorar extraordinariamente a estética facial do paciente, esta técnica é realizada essencialmente para resolver problemas funcionais como a respiração, mastigação e articulação da fala.
Existem uma serie de condições que podem indicar a necessidade de cirurgia ortognática:
- Má oclusão e dificuldades na mastigação
- Apneia Obstrutiva do sono e roncopatia
- Dores crónicas associadas à articulação têmporo-mandibular
- Desgaste excessivo dos dentes
- Aparência facial desiquilibrada (de frente ou de perfil)
- Lesões faciais ou deformidades congénitas
- Mandíbula protuberante
- Incapacidade de selar os lábios sem esforço
Quando o crescimento dos ossos da face ocorre fora dos padrões normais, pode, por norma, ser corrigido pelo Ortodontista enquanto ainda há potencial de crescimento dessas estruturas esqueléticas. Em adultos que já terminaram o seu crescimento ósseo ou em crianças com determinadas deformidades dento-faciais (congénitas ou adquiridas), a normalidade só poderá ser alcançada através do TOCO.
A nossa clínica é uma referência nacional no tratamento destas patologias, com mais de 20 anos de experiência no tratamento ortodôntico e cirúrgico destes pacientes.