Periodontologia

A cavidade oral é composta por dentes, osso alveolar, glândulas salivares, mucosa oral, língua e gengivas. As gengivas são, em particular, muitas vezes negligenciadas relativamente aos cuidados de higiene. Estas representam uma importante barreira protetora de microorganismo intrínsecos e extrínsecos à microflora oral, e integram parte do suporte dentário, para além do osso.

Quando ocorre algum desequilíbrio, normalmente decorrentes de baixas defesas do sistema imunitário, fatores hormonais, deficiente higiene oral ou até mesmo traumas, pode despoletar mau odor (halitose), hemorragia gengival, dor ou desconforto, patologias benignas (aftas) ou malignas (tumores), ou até promover a cárie dentária.

A etiologia mais frequente na doença periodontal, que pode envolver diretamente o osso e/ou as gengivas, são:

Gengivite
  • Leve
  • Moderada
  • Severa

Assumindo três formas diferente de severidade, a gengivite consiste numa inflamação localizada ou generalizada nas gengivas, provocado por vários factores, sendo o mais comum o acumulo de placa bacteriana.

Periodontite
  • Agressiva (de evolução rápida ou juvenil)
  • Crónica
    • Leve
    • Moderada
    • Severa

A periodontite apresenta dois tipos distintos, ambos com perda óssea e inflamação gengival significativos. A Periodontite agressiva normalmente evolui rapidamente e de forma mais dolorosa, devendo ser tratada o mais precocemente possível. No caso da forma crónica, pode ser classificada também como leve, moderada ou severa. Em especial, a periodontite crónica exige um controlo da higiene oral mais rigoroso e um acompanhamento do médico dentista ao longo do tempo, por não haver um tratamento definitivo.

Nos dois casos, o tratamento em consultório terá de ser complementado com administração antibiótica nas fases agudas (periodontite agressiva) e nas fases crónicas não diagnosticadas, ou em início de tratamento (periodontite crónica).

Cirurgia Plástica Periodontal

A cirurgia plástica periodontal compreende os procedimentos que visam prevenir ou corrigir defeitos da anatomia, posição e quantidade de tecidos periodontais ou perimplantares. Tem como objetivo restabelecer uma relação adequada da margem gengival com os lábios e as coroas dos dentes, proporcionando harmonia estética e funcional.

As principais indicações para estes procedimentos estão relacionadas com situações de hiperplasia gengival, recessões gengivais, alterações da erupção dentária, coroas clínicas curtas (dentes curtos) e excessiva exposição dos tecidos gengivais durante o sorriso (sorriso gengival).