Sedação Pediátrica

A grande maioria das crianças pode ser tratada recorrendo apenas a técnicas de controlo comportamental e à anestesia local. É extremamente importante que na abordagem do paciente pediátrico o Odontopediatra utilize uma série de estratégias de tratamento e métodos disponíveis, para tornar a cooperação do paciente mais fácil.

Nos casos em que as técnicas de controlo do comportamento não são aplicáveis – como por exemplo, os casos de deficiência mental profunda – ou falharem, como ocorre em pacientes com elevados níveis de ansiedade e altamente resistentes à abordagem profissional – como por exemplo, no caso de crianças autistas – verificou-se que a sedação é a alternativa de eleição.

Crianças muito pequenas que necessitem de grandes tratamentos estomatológicos, como nos casos de Cárie Precoce de Infância, têm também indicação para realização dos tratamento sob sedação.

A Clínica de Medicina e Reabilitação Dento-facial Prof. Francisco do Vale, disponibilizados seus pacientes consultas médico-dentárias sob sedação, tuteladas por uma médica anestesiologista, com diferenciação em anestesia pediátrica (Sr.ª Dr.ª Marta Gonçalves).

A sedação, tutelada por um Médico Anestesiologista, permite a criação de um estado de sedação adequado a cada criança, estabelecendo condições para a realização de todos os tratamentos necessários com excelência e em segurança, evitando o recurso à anestesia geral