Prótese Fixa
Os tratamentos indicados para Prótese Fixa englobam desde a reabilitação da coroa em dentes destruídos por cárie, desgaste excessivo, fraturas dentárias, até à substituição de dentes ausentes. Dependendo do caso, o tratamento irá, de forma mais ou menos significativa, restabelecer a função mastigatória, a estética e fonética.
Comparativamente a outros tratamentos reabitadores, esta apresenta algumas vantagens por não depender de cirurgia nem medicação profilática, e por apresentar-se mais viável do ponto de vista económico.
Por outro lado, o sucesso a longo-prazo está mais dependente da integridade de cada dente, da qualidade e quantidade óssea que serve de ancoragem a toda a estrutura protética, e apresenta alguma vulnerabilidade a eventuais traumas. Tal como qualquer outro tratamento médico-dentário, uma higiene oral cuidada e persistente é fundamentar para o aumento da durabilidade de um tratamento em prótese fixa.
Coroas unitárias
Visa reabilitar a coroa natural afetada, a partir de coroas cerâmicas ou metalocerâmicas.
Coroas múltiplas dento-suportadas (pontes)
Reabilitar coroas naturais afetadas e substituir dentes ausentes.
Facetas/Lentes de Contacto
Mascarar apenas a face visível dos dentes naturais, situados na linha do sorriso. Está indicado quando existem alterações pronunciadas da cor dentária ou quando pretende-se maximizar a estética, alterando a forma anatómica.